Declaração 5º Congresso da ELMO sobre o Futuro da Educação Médica e Intervenções de Estilo de Vida em Doenças Não Transmissíveis
Apr 27, 2024Em Novembro de 2023, aconteceu o 5º Congresso Europeu de Medicina do Estilo de Vida da Organização Europeia de Medicina do Estilo de Vida (ELMO). O diretor médico da ABMed foi um dos palestrantes do evento discutindo o futuro da educação em Medicina do Estilo de Vida no Brasil e América Latina. Ao final do Congresso, a ELMO divulgou sua declaração sobre os principais aprendizados com o evento. Abaixo, você pode conferir na íntegra a declaração traduzida:
"Pelo quinto ano consecutivo, a Organização Europeia de Medicina do Estilo de Vida (ELMO) tem organizado um congresso médico anual. A organização incorpora a visão do futuro das doenças crônicas, nomeadamente mais prevenção e implementação regular de intervenções de estilo de vida na abordagem das doenças não transmissíveis.
A realidade do cuidado médico hoje é de extremos: integração de inteligência artificial, enquanto faltam atitudes preventivas básicas, clínicas de luxo com preços exorbitantes, enquanto no sistema de saúde pública, quase metade dos profissionais de saúde estão sofrendo burnout devido à falta de autocuidado e agendas sobrecarregadas, ou uma pandemia de saúde mental generalizada, na qual a Covid-19 desempenhou um papel importante, mas não único. Tentamos lidar com todos esses desafios através das mesmas abordagens médicas que aprendemos nos últimos 100 anos. Enquanto nosso estilo de vida mudou enormemente, nós, como médicos e seres humanos, tentamos manter os mesmos hábitos de vida, ter a mesma educação médica e oferecer os mesmos cuidados, que tratam os sintomas em vez das raízes das doenças crônicas.
Houve muitas conquistas na medicina hoje, especialmente no tratamento de situações agudas, mas também em como oferecer uma vida mais longa aos nossos pacientes, já que quase todas as antigas doenças fatais se tornaram doenças crônicas. Ainda oferecemos anos à vida, e esquecemos, ou não sabemos, como oferecer vida aos anos.
A ELMO, através de seu Conselho Científico, composto exclusivamente de professores universitários renomados, introduziu uma definição completa do que a medicina do estilo de vida europeia deveria ser hoje: uma medicina baseada em evidências, cujo objetivo é manter a saúde otimizada e prevenir, tratar e reverter doenças crônicas em todas as fases da vida. As intervenções de saúde usadas na medicina do estilo de vida incluem estratégias comportamentais baseadas em evidências, considerando a equidade e sustentabilidade para aprimorar habilidades de autocuidado para otimizar nutrição, higiene do sono, manejo do estresse, conexão social, saúde sexual e reprodutiva, atividade física e minimizar o uso de substâncias e exposições ambientais.
Convidamos profissionais de saúde e estudantes, representantes de pacientes e atores sociopolíticos a se juntarem a nós para construir uma educação médica moderna. Isso significa incentivar a prevenção através de intervenções de estilo de vida, a integração e recompensa regular do componente comportamental no tratamento de doenças não transmissíveis, e oferecer espaço e tempo aos pacientes para se sentirem responsáveis e motivados em seu próprio cuidado ao longo da vida.
O Congresso da Organização Europeia de Medicina do Estilo de Vida realizado em Budapeste, no final do ano passado, reuniu diferentes mesas-redondas, que concluíram que, embora uma abordagem farmacêutica às vezes seja necessária, as intervenções de estilo de vida são mais interessantes financeiramente e mais fáceis de implementar quando são parte integrante do cuidado médico em condições médicas, como obesidade, doenças cardiovasculares, disfunções sexuais, diabetes tipo II, e, de forma geral, quando fazem parte da saúde mental e do envelhecimento ativo e saudável.
Presentes em grande número, os estudantes de saúde mostram seu interesse e visão para uma educação médica moderna, que é construída em torno de pacientes modernos, que são especialistas em seu estilo de vida e desejam ser mais ativos e responsáveis por seu tratamento. Os estudantes, ao mesmo tempo, não querem esquecer seu autocuidado, porque profissionais de saúde mais saudáveis significam pacientes mais saudáveis."
Incrível, não é mesmo? Precisamos navegar em meio a inovações contínuas enquanto aprendemos, efetivamente, a prescrever mudanças significativas de estilo de vida para melhorar não só a vida de nossos pacientes, mas também a nossa!
Tudo isso você aprende na Pós-graduação em Medicina do Estilo de Vida da PUC Goiás, construída conforme as diretrizes da ELMO e, por meio da parceria exclusiva da ABMed representando a ELMO no Brasil, os alunos que concluírem a Pós-graduação receberão um Certificado Europeu com número de série exclusivo da ELMO. Se você acredita que MEV pode ajudar seus pacientes, não perca tempo!
Caso você queira conferir a declaração original, em inglês, clique aqui.